home
historico
especialidades e funcionamento
fisioterapia
artigos
localizacao

Artigos para Leitura

Mochila Escolar & Coluna Saudável

Mochila Escolar & Coluna Saudável.

As sete duvidas mais frequentes relacionadas a correta utilização da mochila escolar e suas implicações na saúde das crianças:

  1. Quais são os principais problemas relacionados a coluna nas crianças e adolescentes que frequentam as escolas?
    Diversas patologias podem acometer a coluna vertebral de crianças e adolescentes em idade escolar, tais como: traumas, deformidades e infecções, porém, as queixas mais frequentes estão relacionadas as mochilas escolares e a postura inadequada. Milhões de crianças todos os anos carregam uma enorme quantidade de materiais e livros que podem sobrecarregar as estruturas musculares lesando o pescoço, ombros e costas.
  2. Com relação as mochilas, que tipo de lesão ela pode provocar?
    A coluna é composta por ossos chamados vértebras que são intercaladas por discos que funcionam como amortecedores e são estabilizados por músculos e ligamentos dão mobilidade a coluna, estas estruturas podem ser lesados em caso de sobrecarga com por exemplo quando as crianças frequentam a escola com mochila excessivamente pesada. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 85% das pessoas sentem dores nas costas decorrentes de problemas na coluna. E essa dor pode estar relacionada com o peso da mochila utilizada na infância e adolescência.
  3. Qual o peso ideal para uma mochila escolar?
    A mochila nunca deve ultrapassar de 7 a 10% do peso da criança, ou seja, uma criança de 30kg pode carregar até 3kg na mochila.
  4. Dentre os vários modelos de mochila escolar, existe algum que seja recomendado?
    Sim, o modelo ideal é o que possui duas alças largas e acolchoadas sobre os ombros, cinto interligando as alças para melhor distribuição do peso, a largura não deve ser superior a do dorso da criança e a altura ficar entre os ombros e a cintura . O risco com relação as mochilas não reside apenas no modelo, mas também na forma como são utilizados, o erro mas frequente é quando a criança utiliza apenas uma das alças sobre o ombro sobrecarregando um dos lados da coluna.
  5. O que os pais devem observar nos filhos com relação as mochilas?
    O pai deve observar se seu filho tem dificuldade para colocar a mochila, se a criança tem de inclinar o corpo para frente para se equilibrar ou se tem queixas de dor nas costas, ombros e pescoço, nestes casos deve-se tomar providencias afim de diminuir o peso da mochila.
  6. Quais providencias podem minimizar problemas causados peso excessivo das mochilas?
    O uso racional do material escolar é um ponto relevante, os pais devem organizar diariamente a mochila de forma que a criança leve para escola somente aquilo que ela irá realmente utilizar naquele dia, além de orientar seus filhos a utilizar a mochila de forma adequada e incentiva-los a pratica de esportes como a natação.

  7. Nos casos de deformidades como os pais devem proceder?
    As deformidades da coluna vertebral mais frequente durante a fase escolar são a hipercifose, (corcunda), e a escoliose, (deformidade em “S” da coluna com inclinação lateral), que podem ser acompanhadas ou não de dor. Para estes casos o acompanhamento médico é essencial, pois na maioria das vezes se não tratadas na fase de crescimento podem se agravar e gerar problemas futuros para a criança.
Ortoclinica (14) 3223-4182 / 3223-4641 / (14) 3223-4666, [FAX:(14) 3223-4751], Rua Rio Branco, 15-45, 17015-311