historico
artigos
localizacao

Artigos para Leitura

Hérnia de Disco na coluna Lombar.

Segundo estudos realizados, cerca de 80% da população vai apresentar em algum momento da vida queixas relacionadas a coluna lombar, sem predileção por sexos, as crises ocorrem em média aos 35 anos de idade e em 2% dos casos vem acompanhada de dor tipo ciática que sugere alguma lesão no disco intervertebral.

1. O que é a dor ciática?

A dor ciática corresponde a uma sensação dolorosa que se inicia no glúteo e desce pela parte posterior da coxa, podendo descer até o pé. A principal causa desta condição clínica geralmente é uma hérnia de disco na região baixa da coluna lombar comprimindo a raiz nervosa.

2. O que é uma Hérnia de Disco?

A coluna é composta por ossos chamados vértebras que são intercaladas por discos que funcionam como amortecedores e são estabilizados por ligamentos e músculos que dão mobilidade a coluna. Os discos possuem um centro formado por uma substancia gelatinosa extremamente firme conhecida como Núcleo Pulposo, cercada por um muro chamado Anulo Fibroso. Quando por sobrecarga ou desidratação este muro é lesado, ele pode abaular ou até mesmo extravasar o Núcleo Pulposo para fora do seu local habitual penetrando no canal vertebral, um túnel central da coluna onde o sistema nervoso se localiza gerando inflamação e por vezes, lesão dos nervos.

3. O que a Hérnia de Disco provoca?

A Hérnia de Disco pode gerar desde leves dores até dores intensas e paralisias (temporárias ou definitivas) do segmento acometido, gerando também em alguns casos formigamentos e perda de força.

4. Quando esta indicado o tratamento cirúrgico da Hérnia de Disco Lombar?

Em pacientes com hérnia de disco confirmada por imagem, dor de forte intensidade tipo ciática com sintomas persistindo por mais de 6 semanas.

5. Quais técnicas cirúrgicas são mais indicadas para o tratamento de Hérnia de Disco?

Segundo as Diretrizes Clínicas na Saúde Suplementar, a técnica padrão ouro para o tratamento da hérnia de disco é a microdiscectomia, que consiste na remoção cirúrgica da hérnia com o uso do microscópio, sendo que a cirurgia endoscópica também tem seu espaço no tratamento desta patologia. Alguns procedimentos e técnicas minimamente invasivas como bloqueios e radiofrequência podem e devem ser discutidas por serem efetivas e capazes de substituir a cirurgia com menor agressão ao paciente.

6. Como prevenir a Hérnia de Disco?
    • Manter o peso corporal adequado.
    • Praticar atividades físicas de baixo impacto.
    • Fazer exercícios de fortalecimento como o Pilates ou musculação.
    • Dormir 8 horas por noite.
    • Evitar ficar longos períodos em pé, sentado ou dirigindo.
    • Pegar objetos de forma correta e com ajuda se possível.
    • Manter sempre uma postura adequada.

Em caso de apresentar dor ou algum dos sintomas incluídos no texto acima, deve-se sempre procurar um médico especializado.

Ortoclinica (14) 3223-4182 / 3223-4641 / (14) 3223-4666, [FAX:(14) 3223-4751], Rua Rio Branco, 15-45, 17015-311