home
historico
especialidades e funcionamento
fisioterapia
artigos
localizacao

Artigos para Leitura

Bicicleta Estacionária

EXERCÍCIOS COM BICICLETA ESTACIONÁRIA

Em nossa clínica utilizamos a técnica de exercícios para bicicleta estacionária semelhante à de uma bicicleta comum e que será descrita a seguir. Esta técnica, enriquecida de mais detalhes, é utilizada na bicicleta tipo moutain bike ou speed e pode ser vista no mesmo site em “Bicicleta- ergonomia e técnica básica”, onde se pode ver qual o tamanho ideal da bicicleta para cada pessoa, posição do selim, posição do guidão, posicionamento do ciclista, etc. além da maneira correta de pedalar. Achamos importante usar uma técnica correta, pois estes exercícios quando são feitos de maneira inadequada podem acarretar, em lugar de benefícios, distúrbios como condromlácea femoro-patelar, tendinopatias, dores musculares, tibialgia, dor no quadril, nos pés, etc.

Técnica para bicicleta estacionária

Antes de iniciar os exercícios, deve fazer uma avaliação com um cardiologista para ver se tem condições de fazê-lo. De forma geral, seja para os portadores de artrose ou no pós-operatório de artroscopia para meniscectomia a técnica em si é a mesma que uma pessoa hígida que necessita exercícios aeróbicos, ou seja:

· Para maiores detalhes sobre alongamento, aquecimento e desaceleração consultar no mesmo site “Alongamentos”.

· Caso tenha dores musculares nas coxas, diminua a carga ou o tempo de exercícios ou tente o alongamento do quadríceps no meio do exercício além de fazê-lo no final. Caso não melhore, retorne à consulta.

· Melhor fazer 2 vezes ao dia de forma moderada do que 1 vez ao dia de forma intensa.

Ortoclinica (14) 3223-4182 / 3223-4641 / (14) 3223-4666, [FAX:(14) 3223-4751], Rua Rio Branco, 15-45, 17015-311